Mediação Familiar no Contexto de Idosos em Situação de Risco

1. OBJETIVOS

A velhice apresenta um perfil heterogêneo, constatam-se idosos independentes e saudáveis, quanto aqueles que têm a saúde fragilizada e são dependentes de cuidados. Muitos conflitos familiares resultam da dificuldade e administração dos cuidados, podendo ocasionar riscos. É neste contexto que a Mediação Familiar surge como possibilidade para trabalhar a comunicação e os cuidados.

Como objetivos: Preparar o profissional para um aprimoramento das questões centrais desta prática: Envelhecimento, Cuidados, Riscos e Mediação Familiar - com enfoque Interdisciplinar: Gerontologia e Direito. Possibilitar o estudo dos conflitos familiares com as técnicas da Comunicação Não- Violenta e da Mediação com fundamento no Modelo Transformativo. Contribuir para o desenvolvimento de atendimentos de casos práticos e projetos na área.

2. PÚBLICO-ALVO

Enfoque multidisciplinar - profissionais das áreas: Direito, Gerontologia Social, Mediação, Serviço Social, Psicologia, Saúde.

3. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Ensino Superior completo.

4. ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

O Curso possui carga horária de 40 horas-aula e serão abordados os seguintes temas, a partir de exposições teóricas e práticas com dinâmicas, simulações e estudos de casos.

1- Comunicação e Conflito

2- Famílias- Configurações e Intergerações

3- Envelhecimento- Construção do Conceito, Enfoque Normativo, Fragilidade, Vulnerabilidade e Riscos

4- O Estatuto do Idoso – Aplicação Prática, Visibilidade e Direitos

5- Mediação- Histórico e Aportes do Modelo Transformativo

6- Dinâmica da Mediação- Etapas e Ferramentas

7- Mediação Familiar- Contextos e Aplicações

8- Prática da Mediação Familiar Para Idosos em Situação de Risco

9- Cuidados – Familiares e Cuidados ao Cuidador

10-O Mediador Familiar – Funções e Ética. Equipe de Atendimento

5. CORPO DOCENTE

Profa. Ms. Alessandra Negrão Elias Martins

Advogada Colaborativa, Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Mestre em Gerontologia Social, Mediadora Judicial e Extrajudicial com formações no Modelo Transformativo e Familiar Interdisciplinar , Facilitadora de Diálogos, Capacitada em Práticas da Justiça Restaurativa, Conciliadora inscrita no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo com atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos em Segunda Instância, Mediadora voluntária e participante da elaboração do Projeto de Mediação Para Idosos em Situação de Risco da Promotoria de Justiça Cível do Foro Regional de Santo Amaro- São Paulo, Autora do livro Mediação Familiar Para Idosos em Situação de Risco, Ed. Blucher, Coautora do Livro Procedimentos em Mediação Familiar, Ed. Imprensa Livre, Presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da 125ª Subseção da OAB/Santana. Docente e palestrante convidada em Cursos de Mediação e eventos relacionados aos Direitos dos Idosos.

6. INÍCIO DAS AULAS, HORÁRIO E DIAS DA SEMANA:

Início das aulas: 14 de março de 2019.

Horário: 5ª feira das 19h30min às 22h45min.

7. FORMA DE PAGAMENTO:

Preço do curso: R$ 2.300,00

Financiado em 5 parcelas fixas de R$ 460,00

Desconto de 10% para pagamento à vista em uma única parcela

Consulte para descontos especiais para empresas e ex-alunos da FACAMP