Inovações para 2016

A Escola de Pós Graduação FACAMP oferece um MBA para Jovens Profissionais de diversas áreas de formação com menos de 3 anos de conclusão do curso. O MBA tem 360 horas-aula e é desenvolvido em dois semestres. Seu objetivo é propiciar ao jovem profissional a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação, abrindo novas perspectivas para sua carreira corporativa.

1) OBJETIVO

Desenhado especialmente para jovens profissionais com até 3 anos de formados em todas as áreas, este curso de MBA oferece uma visão atualizada das principais ferramentas para a gestão de empresas no mundo contemporâneo, assim como prepara os participantes para compreender os cenários econômicos e estratégicos nas quais as empresas estão inseridas. Espera-se que o jovem profissional possa aplicar os conhecimentos adquiridos no curso em sua trajetória profissional, ampliando suas oportunidades de ascensão a posições de liderança em grandes empresas.

2) PÚBLICO-ALVO

Jovens profissionais que pretendem expandir seus conhecimentos em gestão de empresas e aprofundar sua capacidade de analisar o macroambiente dos negócios.

3) CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação Superior concluída entre 2010 e 2013.

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso é de 360 horas/aula, cumpridas em 2 sessões semanais, em 2 semestres letivos de aulas e mais um trimestre para preparação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso abordará os seguintes temas e cargas horárias:

 

Semestre

Disciplinas

Horas/Aula

Introdução à Estrutura das Organizações

8

Gestão de Operações

24

Gestão de Marketing

32

Cenários Econômicos

64

Gestão de Finanças

32

Gestão de Pessoas

32

Estratégia Empresarial

64

Formulação de Plano de Negócios

48

TCC

56

Total

360

 

5) PROFESSORES RESPONSÁVEIS

O Curso será coordenado pelo Prof. Dr. Nivaldo Elias Pilão, administrador e mestre em administração (EASP/FGV), doutor em engenharia de produção (POLI/USP), coordenador do curso de Administração da FACAMP, ex-professor da EASP/FGV e consultor de empresas. A equipe de professores da FACAMP será ainda complementada por profissionais de mercado que atuarão como professores convidados.

6) AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Os participantes serão avaliados em cada disciplina através de provas individuais e trabalhos em grupo. Para sua aprovação em cada disciplina, a nota final mínima é 7,0 (sete). A presença mínima obrigatória é de 75% no curso como um todo e de 75% em cada disciplina. Cada aluno deverá ainda fazer um trabalho de conclusão de curso, TCC, apropriado aos objetivos do programa.

7) INÍCIO DAS AULAS, HORÁRIO E DIAS DA SEMANA

Início das aulas: 25 de Fevereiro de 2014

Término das aulas: 04 de Dezembro de 2014 (OBS: haverão atividades esporádicas no primeiro trimestre de 2015)

Horário: Terças-feiras e Quintas-feiras, das 19h15 às 22h45

8) PLANO DE PAGAMENTO

Preço do curso: R$ 9.024

Pagamento a vista: 10% de desconto

Em 16 de parcelas: R$ 564,00

Condições Especiais para ex-alunos da FACAMP ou para empresas que inscreverem ao menos três participantes.

9) CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS

1) Introdução à Estrutura das Organizações

8 horas, 1º Semestre

  1. Fundamentos da estrutura organizacional
  2. Modelos organizacionais
  3. Características da empresa e diversidade das estruturas organizacionais
  4. Evolução das formas de coordenação e controle do trabalho

2) Gestão de Operações

24 horas, 1º Semestre

  1. Estratégia operacional e Fatores de Competitividade
  2. Gestão da qualidade
  3. Respondendo às necessidades dos clientes
  • MRP/MRPII
  • JIT/KANBAN
  • Lean Manufacturing
  • Teoria das Restrições.
  1. Rede de valores: criação e extração de valor e as zonas de lucro
  2. Logística integrada
  3. Gestão de projetos

3) Gestão de Marketing

32 horas, 1º Semestre

  1. Marketing e a estrutura da empresa contemporânea
  2. Definição e aplicação dos 4 Ps
  3. Conceitos de mix de marketing
  4. Marketing digital e novas mídias
  5. Gestão de marcas
  6. Gestão de vendas
  7. Planejamento de marketing

4) Cenários Econômicos

64 horas, 1º Semestre

  1. Introdução à Análise Macroeconômica
  2. Cenários Nacionais
  • Antecedentes e determinantes do presente: evolução histórica da economia brasileira
  • Plano real e a abertura econômica
  • Os anos Lula
  • Perspectivas da economia brasileira
  1. Cenários Globais
  • Determinantes dos fluxos comerciais internacionais
  • Determinantes dos fluxos financeiros internacionais
  • Instrumentos de política comercial e integração econômica
  • Globalização produtiva e financeira: determinantes e impactos
  • Perspectivas da economia mundial

5) Gestão Financeira

32 horas, 2º Semestre

  1. Tópicos de matemática financeira
  2. Contabilidade Gerencial e Análise de Demonstrações Financeiras
  3. Controladoria
  4. Decisões de Financiamento de Curto Prazo: Gestão de Capital de Giro
  5. Decisões de Financiamento de Longo Prazo: Mercado Financeiro e de Capitais

6) Gestão de Pessoas e Equipes

32 horas, 2º Semestre

  1. Mudança e transformação organizacional
  2. A formação dos grupos de trabalho
  3. Relações Interpessoais
  4. Jogos Psicológicos
  5. Liderança e motivação
  6. As “doenças organizacionais”
  7. Gerenciamento do stress
  8. Geração Y e seus desafios
  9. Accountability: comportamento de prestador de contas e engajamento
  10. Modelos emergentes para atuação no comportamento organizacional

7) Estratégia Empresarial

64 horas, 2º Semestre

  1. O planejamento estratégico na empresa contemporânea
  2. Preparando a estratégia: análise do ambiente externo e das condições internas às empresas
  3. Seleção de estratégias competitivas
  4. Execução da estratégia
  • Planejamento estratégico e a gestão
  • Adaptando a estratégia às características organizacionais da empresa
  • Controle e avaliação dos resultados

8) Formulação de Plano de Negócios

48 horas, 2º Semestre

  1. O Plano de Negócios como uma ferramenta de gestão
  2. As etapas dos planos de Negócios
  • O Sumário Executivo: um instrumento para a venda de uma ideia
  • A caracterização da empresa
  • O negócio com seus diferenciais únicos
  • A estratégia do negócio e o estudo do mercado
  • O plano de marketing e a definição da demanda
  • O plano de operações e o estudo da viabilidade técnica
  • O plano financeiro e o estudo de viabilidade econômica
  • A gestão do capital humano
  • O planejamento e desenvolvimento do projeto
  1. A elaboração de um Plano de Negócios real, desde sua concepção até o início do seu processo de implantação.