Fundo de Bolsas

Veja quais são os procedimentos para solicitação de benefícios

Fundo de Bolsas FACAMP

A concessão de bolsas restituíveis e/ou bolsas desconto baseia-se na análise, pelo Conselho Diretor da FACAMP, da situação sócio-econômica da família e do desempenho acadêmico do aluno. O percentual poderá ser de 20 a 80% do valor das mensalidades escolares.

O que é Bolsa Restituível (financiamento)

O financiamento da bolsa restituível é realizado apenas com recursos próprios da FACAMP. Não há a interveniência de qualquer instituição financeira. A restituição do valor financiado obedece às seguintes regras:

1. os valores financiados somente serão corrigidos pela inflação. A família poderá optar entre dois índices: o IGPM (FGV) ou o IPCA (IBGE). Não há, portanto, nenhuma cobrança de juros ou de qualquer encargo financeiro;
2. o financiamento é uma bolsa a ser paga no mesmo número de parcelas em que foi concedido. Por exemplo: o aluno que recebeu financiamento pelos 4 anos ou pelos 5 anos do curso de graduação pagará em 4 ou 5 anos;
3. é importante salientar que o pagamento só se inicia dezoito meses após a formatura, em parcelas mensais sucessivas.

Como solicitar Bolsas de Estudo

Uma vez paga a taxa de inscrição para o Vestibular FACAMP 2012, o interessado terá acesso ao formulário específico disponível no site.

O formulário devidamente preenchido e a documentação solicitada deverão ser entregues no ato da matrícula. Os pedidos só serão avaliados após a confirmação do pagamento da matrícula. A Comissão do Fundo de bolsas da FACAMP examinará o pedido e divulgará o resultado antes do pagamento da segunda mensalidade escolar.
Para a manutenção do benefício é fundamental que o aluno tenha rendimento escolar satisfatório e conduta disciplinar adequada.

Relação de documentos necessários para análise

* Cópia simples da declaração completa do imposto de renda mais recente do pai e da mãe. Caso não declarem imposto de renda, devem apresentar cópia da declaração de isento.
* Declaração dos rendimentos da família (cópia simples do holerite, pró-labore ou outro documento que comprove a renda familiar).
* Comprovante das despesas mensais da família relacionadas no formulário.

Clique aqui para acessar o formulário de solicitação


Fundo FIES

 

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Quem pode se candidatar ao FIES?
Podem solicitar o financiamento pelo FIES os estudantes, inclusive menores de idade, regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos. A FACAMP está credenciada a participar do programa. O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado.

O FIES financia todos os cursos?
O financiamento é concedido aos estudantes matriculados em cursos presenciais com avaliação positiva nas avaliações do Ministério da Educação/SINAES.

Qual é a taxa de juros do FEIS?
A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Qual o prazo para liquidação do financiamento?
O prazo para liquidar o financiamento será de três vezes o tempo do curso, acrescido de 12 meses.
* Exemplo para um curso de 4 anos:
4 anos (tempo do curso) + 18 meses (período de carência) + 12 anos (3 vezes o tempo do curso) + 12 meses = 18 anos e 6 meses.

Para mais informações acesse o site oficial