Segmentação de Mercado - FACAMP

Segmentação de Mercado

User Avatar
(0 review)
R$ 2.300,00
2008cfa1-de75-4ff1-83b9-bfbff0c89f10

NOVA TURMA EM AGOSTO 2021

OBJETIVO

O objetivo do curso é capacitar o participante a usar ferramentas de análises de dados de renda e consumo para melhor identificar segmentos de mercado e dimensionar a demanda em vários setores e classes sociais no Brasil. O participante terá acesso a uma plataforma exclusiva que sistematiza e integra as principais pesquisas domiciliares do país (como o CENSO e a PNAD), revelando fotografias completas e abrangentes de mercados nacionais segmentados por renda, classe social, idade, sexo, região e outras informações cruciais para melhor compreensão e planejamento de ações de marketing.

PÚBLICO-ALVO

Empresários, analistas de mercado e profissionais de marketing; formuladores e responsáveis por planejamento estratégico e demais profissionais interessados em entender melhor o mercado de consumo brasileiro, em dimensionar e segmentar com precisão seus mercados de atuação e interessados em planejar melhor suas ações de marketing e vendas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso será ministrado em 8 encontros semanais e abordará os seguintes temas, com aplicação prática dos conceitos apresentados:

  • Introdução das Funcionalidades da Plataforma de Dados
  • Urbanização, Trabalho Feminino e Queda da Natalidade
  • Envelhecimento Populacional
  • Estratificação Social Brasileira
  • Objetos de Análise: Toda a População, Indivíduos Ocupados, Indivíduos Desempregados
  • Os Rendimentos Declarados nos Inquéritos Domiciliares
  • Camadas Sociais Adotadas: Ricos, Alta Classe Média, Média Classe Média, Baixa Classe Média, Massa Trabalhadora e Miseráveis
  • Crianças
  • Jovens
  • Adultos
  • Idosos
  • Camadas Sociais por Idade, Sexo, Cor/Raça e Escolaridade
  • Indivíduos Ocupados: Estrutura Ocupacional (Cruzamento de Ocupação e Situação na Ocupação), Principais Ocupações e Setores de Atividade
  • Regionalização em Grandes Regiões, Estados, Regiões Metropolitanas e Capitais: Disponível Dados da PNAD Anuais desde 1981 até 2019 
  • Indivíduos Ocupados: Disponível Dados Trimestrais da PNAD Contínua desde 2012
  • A Municipalização dos Dados e os Censos Demográficos
  • Exemplo e Cases

METODOLOGIA

Aulas Ao Vivo

Interação Ao Vivo entre Professores e Alunos pela Plataforma Zoom

Atividades Práticas

Atividades, Cases, Exercícios, Vídeos e Artigos entre as Aulas

Plataforma de Interação

Uso do Canvas para Interação e Feedback das Atividades Práticas

HORÁRIOS E CRONOGRAMA DAS AULAS

32 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

Aulas Semanais

8 aulas

Quartas-Feiras

19h00 às 22h40

Início

11/08/2021

CERTIFICAÇÃO 

O participante graduado e aprovado receberá o certificado de Aprimoramento Profissional em Segmentação de Mercado. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

CORPO DOCENTE

Waldir Quadros

Pesquisador da Estrutura Social Brasileira, Professor de Demografia na FACAMP e Idealizador e Gestor de Plataforma de Análise de Dados. Foi Coordenador do curso de Relações Internacionais da FACAMP e Professor na UNICAMP. Livre Docente, Doutor e Mestre em Economia pela UNICAMP e Bacharel em Economia pela USP.

INVESTIMENTO

Forma de pagamento: cartão de crédito ou débito

Valor
do Curso

R$ 2.300,00

À Vista
(10% Desconto)

R$ 2.070,00

5 Vezes 
(-% Desconto)

R$ 460,00

DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP 

Informações complementares

  • Lectures 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 hours
  • Requisitos/Público-alvo All levels
  • Language English
  • Students 0
  • Certificate No
  • Assessments Yes
Diretor de Ensino e Pesquisa da FACAMP. Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Autor de diversos livros sobre economia brasileira e internacional e Consultor de empresas e organismos internacionais.
R$ 2.300,00
×