MBA em Marketing Estratégico

User Avatar
(0 review)
R$ 18.000,00
MBA em Gestão de Marketing

NOVA TURMA EM OUTUBRO 2020

ATENÇÃO

O MBA em Marketing Estratégico é um curso presencial. Devido a pandemia, as primeiras disciplinas do curso, que se iniciam em 02 de Outubro, serão realizadas no formato online. O curso tem duração de três semestres letivos e um semestre para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

OBJETIVO

O objetivo do MBA em Marketing Estratégico é capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços, desenvolvendo competências necessárias para planejar, gerenciar, implantar e avaliar projetos de marketing. As novas tendências competitivas, as modernas ferramentas de marketing digital e as transformações dos consumidores na sociedade contemporânea também terão importância central neste curso. Espera-se portanto que, ao final do curso, os participantes possam aplicar as ferramentas mais modernas de gestão de marketing e sejam capazes de tomar decisões estratégicas num ambiente competitivo cada vez mais acirrado.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia, Publicidade e Propaganda, Design e outros áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) na área de marketing.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação Superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

462 Horas/Aula

Carga Horária do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Trabalho Conclusão de Curso

Projeto Consultoria e Novos Negócios

Aulas Quinzenais 

Sextas-Feiras e Sábados

Sextas-Feiras

19h00 às 22h40

Sábados

9h00 às 12h30

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Conceito de Marketing
  • Planejamento Estratégico e de Marketing
  • Segmentação de Mercados Consumidores e Empresariais
  • Critérios de Escolha de Mercados-Alvo
  • Processo de Tomada de Decisão do Consumidor
  • Tipos de Decisão de Compra: Rotineira, Decisão Limitada e Extensiva
  • Fatores de Influência: Individuais, Culturais, Sociais e Psicológicos
  • O Significado de Produto e Valor e os Tipos de Produtos
  • O Composto e a Linha de Produtos
  • Ciclo de Vida do Produto
  • Matriz Produto Mercado e Matriz BCG
  • Embalagem e Design: Características, Importância e Usos
  • Distinções entre Produtos e Serviços
  • Introdução às Ferramentas de Gestão Financeira
  • Análise do Ciclo Operacional e Financeiro
  • Gestão de Fluxo de Caixa
  • Tipos de Custos, Margem de Contribuição, Economia de Escala e Amplitude, Mark-Up e Ponto de Equilíbrio
  • Conceito e Funções dos Canais de Distribuição
  • Decisões de Estrutura do Canal de Distribuição
  • E-commerce, Vendas Diretas, Atacadistas e Varejistas no Brasil
  • Conflito, Cooperação e Concorrência de Canal
  • O Mercado Publicitário Brasileiro e Internacional
  • O Mercado Publicitário: Online e Off-line
  • Modelos do Processo de Comunicação
  • Plataformas de Comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Vendas Pessoais, Eventos e Experiências, Relações Públicas e Publicidade, Marketing Direto e Interativo e Marketing Boca a Boca
  • Conceito de Marcas e a Importância da Marca como Ativo Intangível
  • Brand Equity e Posicionamento de Marca
  • Extensão da Marca, Marcas Próprias e Marcas Populares
  • Modelos de Avaliação de Marcas
  • Modelagem de Negócios: Canvas e BMN (Business Model Navigator)
  • Design Thinking
  • Laboratório de Design: Canvas + Design Thinking + BMN
  • Sistemas de Informações de Marketing e Inteligência Competitiva
  • Etapas do Projeto de Pesquisa
  • Tipos de Pesquisa: Pesquisa de Opinião, Pesquisa de Observação, Pesquisa Etnográfica e Secundária
  • Procedimentos de Amostragem e Elaboração da Pesquisa
  • Coleta, Análise de Dados e Apresentação de Relatórios
  • Crowdsourcing
  • Big Data e Modelos de Negócio
  • Novas Mídias Digitais
  • Ferramentas de Busca e de Otimização
  • E-commerce e Tendências na Integração entre os Canais de Distribuição
  • Principais Elementos da Gestão de Preços: Análise de Custos, Estruturas de Mercado, Análise de Demanda e Perfil de Consumidor
  • Determinantes da Sensibilidade a Preço do Consumidor
  • Estratégias de Apreçamento: Competitivo, Novos Produtos, Conjunto de Produtos e Discriminador
  • Estratégia de Negócios: Novas Abordagens
  • Padrões de Negócios
  • Negócios Digitais
  • Gestão de Relacionamento com Clientes – CRM
  • Pontos de Contato, Integrações de Venda, Base e Armazenagem de Dados
  • Mineração de Dados para Segmentação de Clientes, Análise de Valor do Cliente e Gerenciamento de Campanhas Promocionais
  • Satisfação e Fidelização de Clientes, Venda Cruzada de Produtos e Serviços
  • Ética e Privacidade na Gestão de Dados de Clientes
  • Métricas de Marketing
  • Mensuração de Resultado em Mídias Digitais e Mídias Tradicionais
  • Avaliação do Desempenho: Canais de Distribuição, Produtos e Serviços
  • Sistemas de Controle de Desempenho Empresarial e de Marketing
  • Gestão de Key Account
  • Customer Life Time Value
  • Liderando a Força de Vendas
  • Aspectos Conceituais: Como Formular um TCC
  • Elaboração de Projeto de TCC
  • Elaboração do TCC
  • Seminários e Palestras com Empresários e Executivos sobre Temas Diversos

METODOLOGIA

Além das aulas presenciais quinzenais, os participantes também realizam as seguintes atividades práticas semanais, sempre sob a supervisão dos professores: Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

AVALIAÇÃO

Os participantes serão avaliados através de provas individuais e trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, a presença mínima obrigatória é de 75% e a nota final mínima é 7,0 (sete). Além dessas atividades, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

HORÁRIOS E CRONOGRAMA DAS AULAS

Horários das aulas quinzenais: sextas-feiras das 19h00 às 22h40 e sábados das 09h00 às 12h30.

1º Semestre: 02/10/2020 – 12/12/2020

2º Semestre: 05/02/2021 – 03/07/2021

3º Semestre: 30/07/2021 – 04/12/2021

Prazo Conclusão do TCC: 30/05/2022

CERTIFICAÇÃO

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Marketing Estratégico. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

COORDENADOR DO CURSO

Renata Steffanoni Bernandes de Queiroz

Doutora em Comunicação pela USP, Mestre em Administração pela USP, Especialista em Capacitação Gerencial pela FIA e Bacharel em Economia pela USP. Atualmente atua como Consultora, Pesquisadora e Professora de Planejamento de Marketing e Comunicação. Atuou também em grandes empresas do setor financeiro nas áreas de Gestão Financeira e Gestão de Marketing.

INVESTIMENTO

Forma de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito

Valor
do Curso

R$ 18.000,00

À Vista
(10% Desconto)

R$ 16.200,00

6 Vezes 
(7% Desconto)

R$ 2.790,00

12 Vezes
(4% Desconto)

R$ 1.440,00

18 Vezes 
(-% Desconto)

R$ 1.000,00

DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP 

Informações complementares

  • Duração 3 Semestres
  • Requisitos/Público-alvo Profissionais formados em design, engenharia de materiais, engenharia de alimentos, engenharia mecânica, engenharia química, entre outros, que atuem em logística e desenvolvimento de embalagens.
author avatar
Doutora em Comunicação pela USP, Mestre em Administração pela USP, Especialista em Capacitação Gerencial pela FIA e Bacharel em Economia pela USP. Atualmente atua como Consultora, Pesquisadora e Professora de Planejamento de Marketing e Comunicação na FACAMP. Atuou também em grandes empresas do setor financeiro nas áreas de Gestão Financeira e Gestão de Marketing.
Doutor em Administração pela USP, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Administração pela USP e pela Jönköping International Business School. Atualmente atua como Professor de Marketing, CRM e Marketing Channel na FACAMP e na ESPM. Foi Consultor Sênior na Peppers & Rogers Group, MarketData Global Consulting e outras.
Diretor de Ensino e Pesquisa da FACAMP. Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Autor de diversos livros sobre economia brasileira e internacional e Consultor de empresas e organismos internacionais.
Doutora em Antropologia do Consumo pela USP, Mestre em Comportamento do Consumidor pela FGV-SP e Bacharel em Economia e Filosofia pela USP. Consultora de Negócios na Creta Consulting e Professora de Branding e Comportamento do Consumidor na FACAMP e na FGV-SP.
Doutor e Mestre em Marketing pela USP e Bacharel em Administração pela USP. Diretor Geral da FIA Business School e Professor de Pricing, Canais de Distribuição e Posicionamento de Mercado da FACAMP.
Sócio Fundador da Agência Sala e Professor de Publicidade e Propaganda da FACAMP. MBA em Marketing Digital pela UniFAJ e Bacharel em Publicidade, Propaganda & Marketing pela FACAMP. Atuou como Diretor de Arte na McCann, StrawberryFrog e na FSB Comunicações.
R$ 18.000,00
×