MBA em Desenvolvimento de Embalagens

(0 review)
R$ 18.000,00
Desenvolvimento de Embalagens

NOVA TURMA EM OUTUBRO 2020

ATENÇÃO

O MBA em Desenvolvimento de Embalagens é um curso presencial. Devido a pandemia, as primeiras disciplinas do curso, que se iniciam em 02 de Outubro, serão realizadas no formato online. O curso tem duração de três semestres letivos e um semestre para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

OBJETIVO

Nos últimos anos o avanço da indústria 4.0, novos materiais e as legislações ambientais mudaram radicalmente o setor de embalagens. É indispensável para o profissional que atua no setor uma visão sistêmica desde a conceituação do produto, gestão da marca e análise da concorrência, desenvolvimento do projeto, os canais de distribuição, gestão de estoques, experiência do usuário e a sustentabilidade. O objetivo do MBA em Desenvolvimento de Embalagens é qualificar os profissionais para a tomada de decisão técnica e estratégica que certifique o bom desempenho comercial dos produtos nos pontos de venda com a garantia do desempenho técnico da embalagem.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais graduados em Administração, Economia, Engenharia e outras áreas de formação, que atuam (ou que pretendem atuar) no setor de embalagens.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação Superior concluída. Desejável experiência profissional comprovada.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

462 Horas/Aula

Carga Horária do Curso

3 Semestres Letivos

Aulas e Atividades

Trabalho Conclusão de Curso

Projeto Consultoria e Novos Negócios

Aulas Quinzenais 

Sextas-Feiras e Sábados

Sextas-Feiras

19h00 às 22h40

Sábados

9h00 às 12h30

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Introdução à Análise Macroeconômica
  • Análise dos Componentes do Valor Agregado
  • Determinação de Cenários Macroeconômicos
  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Brand Equity e Posicionamento de Marca
  • Comportamento do Consumidor e Análise da Concorrência
  • Canais de Distribuição
  • Gestão de Marcas, Produtos e Linhas
  • Marketing de Varejo e Pricing
  • Análise do Ciclo de Vida do Produto
  • Requisitos Essenciais para Redução de Embalagens e Resíduos
  • Otimização da Função da Embalagem
  • Limites da Redução da Embalagem
  • Monitoramento da Economia Circular
  • Desenvolvimento de Indicadores Sobre o Uso de Recursos
  • Mensuração de Impacto Ambiental
  • A Indústria de Embalagens e a Transformação Digital
  • O Impacto na Cadeia de Valor
  • Controle de Produção
  • Monitoramento Digital de Embalagens
  • Segurança Digital
  • Armazenamento e Gestão de Estoque
  • Distribuição Física
  • Gestão de Compras e Fornecimento de Materiais
  • Planejamento de Demanda e S&OP
  • Manuseio de Materiais e Embalagens
  • Aspectos Organizacionais e Mecanismos de Integração
  • Fundamentos da Sustentabilidade
  • Aspectos Legais e Regulatórios
  • Operações Sustentáveis
  • Responsabilidade Social Empresarial: Monitoramento e Avaliação de Práticas
  • Classificação do Investimento Social Privado Empresarial
  • Conceituação e Abordagem dos Principais Tópicos de Gestão de Projetos
  • Análise Crítica e Estrutura Analítica do Projeto
  • Finalização, Entrega e Aceite do Projeto pelo Cliente
  • Metodologia Ágil e Scrum
  • Ergonomia
  • Design Thinking
  • Experiência do Usuário.
  • Embalagem Metálica: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Vidro: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Papel Corrugado: Propriedades e Processos Produtivos
  • Embalagens de Polímeros: Propriedades e Processos Produtivos
  • Novos Materiais
  • Modelo de Referência para Desenvolvimento de Novos Produtos
  • Conceituação do Produto
  • Benchmarking
  • Planejamento do Projeto
  • Projeto do Produto
  • Aspectos Conceituais: Como Formular um TCC
  • Elaboração de Projeto de TCC
  • Elaboração do TCC
  • Seminários e Palestras com Empresários e Executivos sobre Temas Diversos

METODOLOGIA

Além das aulas presenciais quinzenais, os participantes também realizam as seguintes atividades práticas semanais, sempre sob a supervisão dos professores: Estudos de Caso, Uso de Base de Dados Empresariais e Plataforma Digital de Leitura.

AVALIAÇÃO

Os participantes serão avaliados através de provas individuais e trabalhos em grupo. Para ser aprovado em cada disciplina, a presença mínima obrigatória é de 75% e a nota final mínima é 7,0 (sete). Além dessas atividades, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

HORÁRIOS E CRONOGRAMA DAS AULAS

Horários das aulas quinzenais: sextas-feiras das 19h00 às 22h40 e sábados das 09h00 às 12h30.

1º Semestre: 02/10/2020 – 12/12/2020

2º Semestre: 05/02/2021 – 03/07/2021

3º Semestre: 30/07/2021 – 04/12/2021

Prazo Conclusão do TCC: 30/05/2022

CERTIFICAÇÃO

O participante aprovado receberá o certificado de Especialista em Desenvolvimento de Embalagens. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

COORDENADORES DO CURSO

Adriana Franco Bueno Braga

Pós-Doutora pela UNICAMP, Doutora e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e Bacharel em Engenharia Química pela UNICAMP. Coordenadora dos Cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação da FACAMP. Coordena o grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.

Fernando dos Santos Fraga

Mestre em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Produção pela Jönköping University e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Tem mais de 10 anos de experiência na área de planejamento e controle da produção e em desenvolvimento de produto. Coordena do grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.

INVESTIMENTO

Forma de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito

Valor
do Curso

R$ 18.000,00

À Vista
(10% Desconto)

R$ 16.200,00

6 Vezes 
(7% Desconto)

R$ 2.790,00

12 Vezes
(4% Desconto)

R$ 1.440,00

18 Vezes 
(-% Desconto)

R$ 1.000,00

DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP 

Informações complementares

  • Duração 3 Semestres
  • Requisitos/Público-alvo Profissionais formados em design, engenharia de materiais, engenharia de alimentos, engenharia mecânica, engenharia química, entre outros, que atuem em logística e desenvolvimento de embalagens.
author avatar
Pós-Doutora pela UNICAMP, Doutora e Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e Bacharel em Engenharia Química pela UNICAMP. Coordenadora dos Cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação da FACAMP. Coordena o grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.
Doutora em Antropologia do Consumo pela USP, Mestre em Comportamento do Consumidor pela FGV-SP e Bacharel em Economia e Filosofia pela USP. Consultora de Negócios na Creta Consulting e Professora de Branding e Comportamento do Consumidor na FACAMP e na FGV-SP.
Diretor de Ensino e Pesquisa da FACAMP. Doutor, Mestre e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Autor de diversos livros sobre economia brasileira e internacional e Consultor de empresas e organismos internacionais.
CEO da Angel.Education (formação para investidores em startups e investidores anjos), Coordenador do Centro de Empreendedorismo da FACAMP, MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela UNICAMP e Bacharel em Engenharia da Computação pela UNICAMP. Foi Head Corporativo da Movile, proprietária dos aplicativos iFood, PlayKids e outros.
Mestre em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Produção pela Jönköping University e Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Tem mais de 10 anos de experiência na área de planejamento e controle da produção e em desenvolvimento de produto. Coordena do grupo de trabalho de parcerias entre a FACAMP e grandes empresas para o desenvolvimento de embalagens.
Mestre e Bacharel em Engenharia de Produção pela UFSCar e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Sócia Diretora da Debrief (empresa de consultoria e serviços de processos e tecnologias de marketing) e Consultora Parceira da ANOVA. Atuou na indústria automotiva por 10 anos nas áreas de qualidade, melhoria contínua e RH.
R$ 18.000,00
×