Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas - FACAMP

Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas

User Avatar
(0 review)
R$ 2.300,00
shutterstock_488828656

NOVA TURMA EM BREVE

OBJETIVO

Preparar e qualificar os profissionais para desenvolver estratégias e iniciar ou potencializar as operações de pequenas e médias empresas no no mercado externo. O curso dará uma visão prática dos passos a serem seguidos nas áreas prioritárias no processo de internacionalização de empresas.

PÚBLICO-ALVO

Empresários, empreendedores e executivos de empresas familiares que queiram iniciar ou aprofundar o processo de internacionalização de suas empresas e produtos/serviços.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso será ministrado em 8 encontros semanais e abordará os seguintes temas, com aplicação prática dos conceitos apresentados:

  • Conceito
  • Branding e Internacionalização: Marca País X Marca Empresa/Produto
  • Formas de Internacionalização: Exportação, Contratual e Investimento
  • Estudos de Caso: Empresas Estrangeiras
  • Como as Empresas LATAM se Tornam Líderes Globais
  • Como as Empresas Brasileiras se Internacionalizaram
  • Multinacionais Brasileiras: Definição, Peculiaridades e Similaridades com Cases Internacionais
  • Estudos de Caso: Empresas Multinacionais Brasileiras
  • O Brasil no Comércio Internacional e suas Características 
  • Perfil do Empreendedor, Produtos/Serviços, Qualificação de Mão de Obra e Cultura Internacional
  • Estratégias de Internacionalização
  • Modalidades de Inserção no Mercado Externo
  • Contratos: Licenciamento, Franchising e Contrato de Produção
  • Exportação como Porta de Entrada para Internacionalização: Vantagens e Desvantagens
  • Estudos de Caso: Pequenas e Médias Empresas Exportadoras
  • Avaliação da Capacidade Exportadora e o Conceito do Iceberg
  • A Empresa da Porta para Dentro: Motivações e Cultura Internacional
  • A Empresa da Porta para Fora: Obstáculos, Seleção de Mercados, Canais de Distribuição, Logística e Relações com o Governamentais e Comerciais
  • Contexto Estratégico de Internacionalização
  • Formatando uma Cultura Internacional: Estrutura Organizacional e Recursos Humanos
  • Análise da Gestão: Relação com o Governo, Qualificação de Recursos Humanos, Finanças, Produtos, Vendas, Produção, Matéria-Prima, Marketing, Fornecedores e Clientes
  • A Empresa está Apta ao Comércio Internacional ? Análise e Aplicação da SWOT
  • International Business Plan
  • Estratégia de Preço e Escolha de Produtos, Diagnóstico e Preparação de Fornecedores, Seleção de Mercado, Formas de Entrada, Estratégia de Comunicação, Captação de Clientes, Entrega e Pós-Venda
  • Formação e Determinantes Influenciadores do Preço no Mercado Internacional
  • Overview das Linhas de Financiamento para Exportação: ACC, BNDES, Carta de Crédito, Proex, Bancos Governamentais e Privados
  • Consórcios de Exportação: Conceito, História, Tipologia e Implantação
  • Feiras Internacionais: Análise de Custos e Benefícios, Preparação/Ação/Report: Como Participar ? Expositor ou Visitante ? Qual é o Público Alvo ? e Treinamento do Staff

HORÁRIOS E CRONOGRAMA DAS AULAS

32 Horas/Aula

Carga Horária Total do Curso

Aulas Semanais

8 aulas

Quartas-Feiras

19h00 às 22h40

Início

Em Breve

CERTIFICAÇÃO

O participante aprovado receberá o certificado de Aprimoramento Profissional em Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas. A FACAMP é uma Instituição de Ensino Superior autorizada pelo MEC para emissão de certificados de conclusão para todos os cursos da sua Escola de Pós-Graduação lato sensu.

CORPO DOCENTE

Olavo Furtado

Consultor do Programa de Qualificação de Empresas (PEIEX/Apex-Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Foi Diretor na Trevisan Escola de Negócios e Professor de Comércio Exterior em diversas instituições de ensino. Doutor em Teambuilding pela UNICAMP, Mestre em Ciência Política pela UNICAMP e MBA em Administração e Negócios Internacionais pela INPG Business School e Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP.

Antonio Barretto

Sócio da Xingu Capital, empresa especializada em assessoria em M&A e restruturação de capital, com foco em empresas familiares. Atuou como CFO da Votorantim Cimentos, onde também foi responsável pela implantação de métricas de análise de desempenho, reportes e controles nas unidades de negócios internacionais. Foi Diretor de M&A e Relações com Investidores da Stefanini, empresa multinacional de serviços de TI, onde foi responsável pelo processo de internacionalização da empresa. Mestre em Administração pela USP, MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral e Bacharel em Direito pela USP.

INVESTIMENTO

Forma de pagamento: cartão de crédito ou débito

Valor
do Curso

R$ 2.300,00

À Vista
(10% Desconto)

R$ 2.070,00

5 Vezes 
(-% Desconto)

R$ 460,00

DESCONTOS ESPECIAIS PARA COLABORADORES DE EMPRESAS CONVENIADAS E EX-ALUNOS FACAMP 

Caso tenha interesse pelo curso, informe seus dados, e nós entraremos em contato:

Informações complementares

  • Lectures 0
  • Quizzes 0
  • Duração 32 horas
  • Requisitos/Público-alvo Advogados, gestores de empresas, servidores públicos e bacharéis em Direito.
  • Language Português
  • Students 0
  • Certificate No
  • Assessments Yes
Consultor do Programa de Qualificação de Empresas (PEIEX/Apex-Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Foi Diretor na Trevisan Escola de Negócios e Professor de Comércio Exterior em diversas instituições de ensino. Doutor em Teambuilding pela UNICAMP, Mestre em Ciência Política pela UNICAMP e MBA em Administração e Negócios Internacionais pela INPG Business School e Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP.
Sócio da Xingu Capital, empresa especializada em assessoria em M&A e restruturação de capital, com foco em empresas familiares. Atuou como CFO da Votorantim Cimentos, onde também foi responsável pela implantação de métricas de análise de desempenho, reportes e controles nas unidades de negócios internacionais. Foi Diretor de M&A e Relações com Investidores da Stefanini, empresa multinacional de serviços de TI, onde foi responsável pelo processo de internacionalização da empresa. Mestre em Administração pela USP, MBA em Negócios pela Fundação Dom Cabral e Bacharel em Direito pela USP.
R$ 2.300,00
×