Técnicas e Estratégias de Negociação

OBJETIVOS

No âmbito dos conflitos, nem sempre os seus envolvidos conseguem lidar com ele dE maneira satisfatória. Esse curso tem por escopo despertar e potencializar nos seus participantes as competências negociais dentro de uma perspectiva transformativa reflexiva. Tem também por objetivo demonstrar que é possível gerir a negociação adotando estratégias e técnicas promovedoras de acordos mutuamente aceitáveis.

PÚBLICO-ALVO

Gestores de empresas, empresários, empreendedores, advogados e todos demais profissionais que pretendam ampliar seus conhecimentos na área de negociação.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Formação superior completa.

ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso é de 28 horas cumprida em um encontro semanal. O curso abordará os seguintes temas:

  • Introdução à negociação: Teoria do Conflito. Conciliação e Mediação. A importância das técnicas negociais na visão do Código de Processo Civil (lei n. 13.105/2015).
  • Como se dá a negociação. Quebra de paradigma. Perfis não adversarial e adversarial.
  • Preparação da figura do negociador. Estilos de negociadores. Comunicação negocial: escuta ativa; atenção seletiva; percepção da realidade (Teoria do Observador).
  • Técnicas a serem adotadas na negociação. Definição de estratégias para melhor composição do conflito.
  • Negociação Integrativa: Programa de Negociação de Harvard e seus elementos. Identificando a ponta do iceberg. Como lidar com a BATNA - Best Alternative to a Negotiated Agreement.
  • Negociação Distributiva: Trabalhando com a ZOPA-Zona de Possível Acordo. Como calibrar a âncora e utilizar o framing nas negociações.
  • O momento do acordo final. O processo de negociação.

CORPO DOCENTE

Profa. Dra. Maria Lúcia de Freitas Petrucci Ferreira

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. É professora pesquisadora na FACAMP na área de metodologia de ensino e ensino participativo. Certificada como Conciliadora pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais - CEBEPEJ em parceria com a Associação Paulista de Magistrados - APAMAGIS e como Mediadora Transformativa Reflexiva pelo Instituto Familiae, São Paulo. Professora de Técnicas de Negociação e Juizados Especiais do curso de Direito da FACAMP. É Premium Educator junto ao programa Harvard Business Publishing for Educator em parceria com a FACAMP. Foi o 8º lugar na 1ª Edição do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino de Direito da FGV Direito SP (2015) como proposta de ensino participativo inovador nos seus cursos de Negociação.  Advogada há mais de 20 anos, com experiência no âmbito das negociações trabalhistas e cíveis e, atualmente, tem atuado com grande enfoque no âmbito de negociações contratuais.

INÍCIO DAS AULAS, HORÁRIO E DIAS DA SEMANA

Início das aulas:  14 de março de 2019.

Horário: 5ª feira  das 19h30 às 22h45

PLANOS DE PAGAMENTO

Preço do curso: R$ 1.200

Financiado em 4 parcelas fixas de R$ 300,00

Desconto de 10% para pagamento à vista em uma única parcela

Consulte para descontos especiais para empresas e ex-alunos da FACAMP