Design Estratégico de Marcas

1) OBJETIVO                                                  

O desafio cotidiano dos gestores de marcas é a coerência na entrega e na antecipação das aspirações dos consumidores.  Mesmo as empresas que possuem um excelente sistema de gestão da identidade mantém a  pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e serviços como uma atividade contínua.

Este é curso de capacitação que proporciona uma visão mais holística do design, tanto para designers como não-designers que desejam gerar novos negócios, criar novas marcas  ou para gestores de negócios que desejam oferecer, através de suas marcas, entregas mais relevantes com impacto direto na qualidade de vida dos consumidores, otimização de recursos, tempo e investimentos.

Este curso capacita o aluno a pensar estrategicamente para conceber, planejar, projetar e principalmente gerenciar um sistema extenso de marca e sua expressão. Apresenta a metodologia para a análise, desenvolvimento e acompanhamento de marcas, principalmente, para definir como a marca se comportará em todos os pontos de contato junto ao consumidor. Ao final do curso o aluno apresenta um plano de inovação em marcas – do processo de conceituação ao seu plano de ação e gestão.

 

2) PÚBLICO-ALVO

Podem participar do curso profissionais de todas as áreas, principalmente empreendedores e profissionais que ocupam a posição de desenvolvedores e gestores de Marcas ou profissionais ligados à gestão de projetos e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Profissionais graduados em administração, comunicação, design, economia, publicidade, marketing gestores de negócios etc.

Haverá um limite de 30 alunos por turma.

 

3) CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

Diploma de graduação mais um ano de atuação profissional.

 

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

A carga horária do curso de aprimoramento é de 120 horas/aula, cumpridas em 2 semestres letivos.

O curso abordará os seguintes temas no primeiro semestre de 2018:

 

Temas a serem abordados                  PARTE 1
Significado Cultural das Marcas
Estratégia – Definição, natureza, sobrevivência
A estratégia para tomada de decisões
Estratégia do Negócio X Estratégia da Marca -  Branding
Estratégia de Marca e estratégia de Produtos e Serviços
A Gestão da estratégia de comunicação sustentável da marca.
Inovação continuada – o que é e processos
Como conhecer os Consumidores e suas expectativas
Diferencia de Posicionamento e a Plataforma da marca
Arquitetura de Marca X  Portfólio de Produtos
O processo do designer como agente de transformação.
Design de Marca - Conceitos fundamentais
Princípios fenomenológicos e semióticos
Atenção, Percepção e Memória -  neurociências cognitiva
Percepção e o Design de símbolos e logotipos

 

Temas abordados no segundo semestre de 2018:

  

Temas a serem abordados                  PARTE 2
Personalidade de marca e a Construção do sistema de Identidade
Antecedentes e o Projeto de Identidade da Marca dentro do Branding.
Naming, Essência e Atitude de Marca
Expressões da Marca e seus pontos de contato com os consumidores
Manuais e Brand Books
O Guia da Expressão da Marca – gestão unificada do sistema
O processo de pesquisa no Design – técnicas para Inovação
Interação Comunicativa e co-criação
O Design de Serviços - metodologia
A Entrega da promessa da marca.
Extensões de Marca – Novos Produtos
Extensões de Marca –Novos Serviços
Como desenvolver e calcular os honorários de um projeto de marca
Desenvolvimento de projeto e continuidade por  gestores de marcas.
Aplicação de propostas de Inovação e de Gestão da Marca

 

5) PROFESSOR RESPONSÁVEL

Cecilia Consolo é designer e doutora em Ciência da Comunicação pela USP. Iniciou sua carreira na agência J. W. Thompson de São Pulo e posteriormente atuou como designer na construção e manutenção da identidade visual da marca corporativa nas empresas Ideal Standard Wabco, Grupo Duratex e Grupo Dreyfus, até consolidar seu próprio escritório de design. É sócia diretora da Consolo & Cardinali Design fundada em 1987, cuja atuação profissional se concentra na gestão de marcas, planejamento, identidade, estratégica, comunicação e design corporativo.

         Dirige desde 2006 o Lab Cognitivo, escritório centrado em inovação para extensão de marcas através do design thinking e researsh design, fornecendo análises sobre imaginário, cognição e identidade.

A experiência acumulada desde 1979 no acompanhamento de processos de gestão da identidade corporativa, somada à de consultora de design de grandes marcas nacionais e internacionais, resulta na capacidade de articular fundamentos teóricos e científicos com necessidades práticas e cotidianas na gestão de marcas com foco na inovação.

         É professora na graduação e pós-graduação da FACAMP – Faculdade de Campinas. Pesquisadora, junto a USP e UNICAMP, estuda as relações entre cognição, produção simbólica e sínteses comunicacionais para identidade de marca e sistemas complexos de comunicação.  É autora do livro MARCAS – Design Estratégico, em 2015, e mais outros títulos publicados pela Editora Blucher.

 

Horários e Cronograma

Horários semanais: Terças-feiras das 19:15h às 22h45

Início das aulas: 06 de Março de 2018

Término das aulas: 06 de Novembro de 2018

Condições de Admissão

30 vagas para interessados com diploma de curso superior. A seleção se dará através da análise de currículo e, se necessário, entrevista.

Planos de Pagamento

Preço do curso: R$ 5.700,00

Financiado em 5 de parcelas fixas, sem juros ou correção monetária: 5 parcelas de R$ 1.140,00

Pagamento a vista: 10% de desconto

 

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